As centrais de atendimento nos últimos anos têm se especializado em cobrança e recuperação de crédito. Tudo isso, se deve a crise financeira no país que acabou elevando os índices de inadimplência. Diante disso, as empresas começaram a se atentar para a recuperação de crédito como forma de diminuir os prejuízos.
No entanto, a gestão de recuperação de crédito exige cuidados. Principalmente, na relação entre clientes e atendentes. Quem está com dívidas, muitas vezes não gosta de ficar sendo lembrado que está inadimplente. Dessa forma, as centrais precisam ser bem estruturadas com ferramentas e estratégias para facilitar o acesso aos devedores, buscando a regularização dos débitos.
No que consiste o processo de recuperação de crédito?
Podemos definir recuperação de crédito como um processo no qual, são lançadas estratégias para o pagamento de dívidas por parte do consumidor. No primeiro momento são enviadas mensagens, via SMS e e-mail, comunicando que o cliente se encontra em atraso. Posteriormente, entra o papel das centrais de atendimento buscando regularizar essas dívidas extrajudicialmente.
Caso o cliente não demonstre interesse em regularizar seus débitos, medidas judiciais são cabíveis para que a empresa recupere o dinheiro devido.
As centrais de cobrança e recuperação de crédito tentam lançar mão de várias estratégias de negociações. O objetivo é que a dívida não chegue até a fase judicial, já que, há custos e o processo é demorado.
O primeiro passo, para que o processo de recuperação de crédito atinja resultados é a coleta de informações sobre o cliente. Dessa forma, o relacionamento com o devedor pode ser estruturado, desde o primeiro contato. Além disso, é importante entender os motivos pelos quais, o cliente se encontra em débito e tentar sugerir soluções que se adequem a sua realidade.
Usar argumentos para amedrontar o consumidor também não são viáveis. Quando uma pessoa se encontra inadimplente, ela sabe as consequências que isso trará para sua vida. Sendo assim, não precisa que nenhum atendente fique falando que seu nome será inserido nos órgãos protetores de crédito!
Investimento em ferramentas!
Utilizar um sistema para gerenciar e organizar os contatos pode auxiliar as centrais a simplificarem o processo de cobrança. Além disso, pode ser útil na elaboração de campanhas e monitoramento das equipes. Dessa forma, permite a avaliação da produtividade e que sejam reajustadas estratégias que não estejam funcionando.
Portanto, não basta investir apenas em atendentes para realizar um processo de recuperação de crédito. É importante as empresas se atentarem que as ferramentas devem ser adequadas, para que o processo dê resultados.
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