Telefonia E1: entenda o que é e como funciona

E1 é um padrão de linha telefônica digital europeu é um circuito de sinalização de dados que opera a 2 Mbps. No geral, ele se conecta a central pública, o que permite a central privada realizar ligações externas.

O tronco de telefonia E1 é uma rede privada de troca telefônica e um serviço amplamente oferecido pelas operadoras de telefonia fixa. Ele permite que a empresa gere ou recebe um número elevado de ligações simultâneas.

No entanto a telefonia é dividida em 32 canais de voz para realizar e/ou receber chamadas simultâneas. Porém, 30 canais transportam informações úteis e os 2 restantes destinam-se à sinalização e o alinhamento de quadros ou tramas, estabelecendo um sincronismo entre os pontos.

Contudo, o tronco tem a vantagem de unificar todos os canais de voz na mesma conta da operadora. Este serviço é cobrado como uma assinatura mensal e requer um PABX digital.

Principais vantagens e desvantagens da linha E1

A grande parte do uso E1 em telecomunicações ainda se dá devido a falta de investimento de algumas operadoras em outras tecnologias. Conheça as vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Rotas de menor custo
  • Qualidade no tráfego de voz.
  • Rapidez para aumento de linhas
  • Infraestrutura de rede local
  • Planos adequados a sua empresa.

Desvantagens:

  • Número mínimo de canais
  • Não pode ser usado em nuvem

Como realizar a implementação da telefonia

O E1 é um padrão de telefonia digital em que as linhas telefônicas são fornecidas por meio de um tronco com vários canais. Ou seja, quando uma ligação chega pelo tronco E1 ela é imediatamente transferida na central e redirecionada para um dos ramais de atendimento.

No entanto, vale lembra que na hora de contratar a telefonia E1, deve se atentar a quantidade de ramais fornecidos no seu tronco. Por fim, para a instalação e utilização dessa linha telefônica é necessário que o call center tenha uma estrutura local, como um servidor ou gateway.

Contudo, essa estrutura pode ser de duas formas. Primeiro, ela pode ser implementada através de sinalização R2, que precisa de gateway e servidor. Ou através do sip trunk, que não precisa de um gateway para implementação, apenas do servidor.

Gostou do que essa telefonia pode oferecer para sua central de atendimento? Então aproveite, podemos te ajudar a esclarecer todas as dúvidas e oferecer integração com gestão. Fale com nossa equipe, estamos esperando por você!

2020-08-17T15:40:41-03:00
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