O VoIP vem se tornando uma boa opção para muitas empresas. Veio para substituir as linhas telefônicas tradicionais por mais praticidade e economia.

VoIP ou Voz sobre Protocolo de Internet é a tecnologia que transforma o áudio analógico, de uma chamada, em dados digitais. A telefonia IP utiliza uma rede de dados ou a própria internet para realizar ligações.

Portanto, para que a telefonia VoIP funcione é feito uma transmissão chamada via áudio, convertendo as informações da chamada em dados que serão transmitidos por meio da rede de internet.

Um processo confuso, não é mesmo? Tenha calma, vamos simplificar!

Todas as vezes que o termo IP é mencionado, nos referimos a um processo de comunicação utilizado por máquinas para que os dados possam ser transmitidos via internet. Sendo assim, cada dispositivo possui um IP próprio.

No entanto, esses dados precisam ser encaminhados. E o VoIP é basicamente isso. É uma forma de comunicação telefônica realizada via internet. Assim, o IP funcionaria como um telefone e a internet como uma espécie de rede telefônica.

Dessa forma, o VoIP seria um excelente aliado na redução de custos, já que, as operadoras que fornecem o serviço, em geral, apresentam tarifas abaixo do que é cobrado pela telefonia tradicional. Além disso, permite integrações com discadores automáticos e URAs.

Principais vantagens e desvantagens do VoIP

Para quem procura maneiras de cortar custos com ligações, vale a pena conferir as vantagens e desvantagens que essa telefonia traz.

Vantagens:

  • Redução no custo de chamadas
  • Estrutura 100% online
  • Independência das Operadoras
  • Mobilidade do serviço/padrão global
  • Integração com outros serviços de telefonia

Desvantagens:

  • Dependência do provedor de Internet
  • Qualidade das ligações pode oscilar dependendo da qualidade da internet
  • Problema para garantir a localidade das chamadas
  • Regulamentação inexistente
  • Atraso de Voz

Diante disso, vale ressaltar que a tecnologia VoIP tem ganhado destaque nas centrais, pois traz mais comodidade aos usuários.

Em centrais de teleatendimento, o uso do VoIP pode ocasionar uma grande economia com telefonia. Dessa forma, ao abandonar de vez a telefonia tradicional e investir 100% em telefonia VoIP, a empresa precisa se planejar.

Sendo assim, o investimento na tecnologia só é viável se a empresa possuir uma internet de fibra ótica ou banda larga de qualidade. Caso contrário, a comunicação empresa/cliente pode ser comprometida, não valendo o investimento neste tipo de tecnologia.

Como realizar a implementação da telefonia

Para que a implementação seja realizada de forma eficaz, em primeiro lugar, é necessário ter uma boa internet. Pois, sua estrutura é 100% em nuvem e a velocidade da internet pode interferir diretamente nas ligações da sua operação e plano de negócios.

Além disso, para esse tipo de telefonia, por ser compatível com sistemas de discagem em nuvem, a utilização do Voip não exige estrutura local, servidor e gateway. É excelente para quem está começando seu negócio do zero.

Sendo assim, apenas com um computador, um excelente plano de internet e headset é possível contratar esse tipo de telefonia.

Vale lembrar que o SalesCall também se adequa a outros tipos de telefonias. Além disso, é possível alocar nossas funcionalidades como o discador automático, URA ou URA reversa, para serem utilizadas juntamente com o VoiP.

Portanto, o VoIP propicia que você tenha mais flexibilidade de canais para realizar ligações, além de uma estrutura de implantação menor.

Quer saber mais sobre nossas funcionalidades e benefícios? Entre em contato com nossa equipe!

2020-08-17T15:46:45-03:00
Ir ao Topo