Um dos objetivos da maioria das empresas é ter uma grande quantidade de clientes em sua carteira. No entanto, o que é carteira de clientes?
Podemos definir carteira de clientes como uma espécie de base de dados de leads que adquiriram determinado serviço da empresa. Ainda, podem ser alocados em carteiras, clientes em potencial. Ou seja, pessoas que fazem parte do perfil da instituição. Esses prospects podem vir a adquirir futuramente um serviço da empresa. Então, fique atento a eles!
Quantidade não significa lucro!
No entanto, uma carteira de clientes vasta não implica necessariamente em vendas e geração de receita. Por isso, as empresas ao fazerem a gestão de carteira devem se atentar primeiramente, aos clientes ativos. Ou seja, aqueles que estão com pagamento em dia e usando os serviços da empresa. Portanto, esses clientes devem ser a prioridade da instituição. Não adianta vender e deixar esses clientes de lado como se tivessem feito um favor ao adquirir seu produto ou serviço.
Clientes ativos podem se tornar fiéis a instituição, se tiveram atendimento de qualidade quando necessitam ou se a empresa demonstrar que se importa com eles. Por isso, é muito importante instigar esse cliente a querer sempre mais da sua empresa. Práticas de up selling são bem-vindas, pois podem melhorar um serviço já adquirido e aumentar a receita da empresa.
Delimitação de público-alvo e fidelizar novos clientes é importante!
Após os clientes ativos ou que já pertencem a base de carteira de clientes da empresa, vem os que adquiriram um produto ou serviço recentemente. Esses leads precisam ser conquistados para continuarem ativos na sua base. Eles não sabem se realmente o produto ou serviço se enquadra em suas necessidades. Tampouco, conhecem a fundo a sua empresa.
Portanto, lembrar o cliente por meio de e-mails sobre o porquê ele deve continuar usando seus serviços é importante. Isso pode ser uma forma de atrair e fidelizar esse lead.
No entanto, uma boa gestão de carteira de clientes engloba aqueles que estão inativos, ou por falta de pagamento, ou porque há muito tempo não adquirem um serviço da empresa. Em casos de clientes que estão em atraso, é importante a empresa ter o cuidado de entender os motivos que os levaram a inadimplência. Dessa forma, ambos podem tentar encontrar uma solução que fique boa para todos. Isso evita cobranças judiciais e quebra de relacionamento entre cliente e empresa.
Focar na qualidade das vendas e não na quantidade de clientes!
Um CRM de qualidade pode otimizar os processos de uma empresa. O sistema SalesCall, por exemplo, pode auxiliar as empresas na gestão de carteira de clientes. Além disso, o gestor tem todo o controle das equipes por meio de relatórios, sendo possível traçar metas de vendas, além de avaliar o desempenho de seus colaboradores.
Portanto, com um CRM mais estratégias adequadas é possível construir um planejamento de gestão de carteira de clientes eficaz. Assim, a empresa consegue fazer um melhor balanço dos clientes ativos e delimitar estratégias em busca da fidelização.
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