Hoje, vender um produto e/ou serviço não é uma das tarefas mais fáceis. Há muita informação e a concorrência é acirrada. Justamente por isso, fica a dúvida: como vender por telefone?
Os consumidores gostam de ler sobre a empresa, saber se os produtos e/ou serviços são de qualidade e, principalmente, se são acessíveis. Ligar para uma pessoa, sem saber seu perfil e se ela se enquadra no público-alvo, atualmente se tornou uma estratégia falha e que não traz muitos resultados.
Diante disso, as centrais de atendimento vêm aprimorando suas técnicas de vendas por telefone. Dessa forma, estratégias para conquistar o cliente e fazer com que ele feche negócio passou a demandar mais tempo e trabalho para os vendedores.
Então, no post de hoje, vamos trazer 6 dicas de como vender por telefone e melhorar suas negociações!
Script:
Muitas centrais têm adotado scripts como forma de facilitar o trabalho dos vendedores. A intenção não é robotizar o atendimento, mas guiar os operadores durante o contato com o cliente. Assim, eles conseguem desenvolver a comunicação durante um atendimento sem perder o objetivo.
Contato com a pessoa certa:
Este item é importantíssimo! Não adianta entrar em contato com uma pessoa que não tem poder de decisão e nem pode fechar o negócio. O vendedor estará perdendo tempo explicando e ofertando os serviços.
Confiança:
Demonstrar segurança e respeitar o cliente são fatores importantes para transmitir confiança ao prospect. Jamais saia falando sem parar ou lendo “scripts”. O cliente sabe identificar quem tem segurança nas informações e “sorriso na voz”.
Apresentar o produto de forma clara e precisa:
Não foque apenas no quanto o produto e/ou serviço é bom! Elenque os motivos pelos quais, o cliente pode precisar daquele produto ou serviço, os diferenciais e as vantagens de fechar o negócio com a empresa.
Valores:
Ao mencionar como o produto/serviço é importante, não esqueça de deixar bem claro os valores. Dessa forma, valor deve ser apresentado como investimento. Isso faz com que o cliente não veja o contato como uma simples venda, mas como uma oferta de algo que pode ter serventia em longo prazo.
Encerramento:
Nada mais chato do que o cliente falar que não está interessado e o atendente ficar insistindo em um diálogo. Portanto, caso o cliente esteja receptivo ao que está sendo ofertado, tente entender os motivos pelos quais, ele não deseja fechar o negócio no momento. Isso pode ser muito útil em um próximo contato fazendo com que o fechamento da venda fique mais próximo.
Essas seis dicas são importantes para traçar um panorama de como vender por telefone. No entanto, nenhuma delas funciona se o colaborador não tiver poder de persuasão para ofertar o produto para o cliente.
Por isso, treinamentos para a equipe são importantíssimos. Invista nisso sempre!
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