O setor de cobranças é uma ótima ferramenta para resolver problemas de inadimplência, manter o pagamento dos clientes em dia e melhorar os índices financeiros da empresa ou organização. Além disso, há estratégias para reduzir custos no setor de cobranças do seu empreendimento que podem trazer mais benefícios ao caixa corporativo.

Com esforço para aplicar métodos que dão resultados e uma comunicação assertiva que aproxima esse setor, o gestor pode direcionar as despesas excludentes para outras áreas da organização. Para que você aplique isso na sua empresa, conheça as 4 estratégias para reduzir custos no setor de cobranças do negócio.

Capacite seu time de cobranças

Os gastos com folha salarial são, em muitos casos, a maior parte das saídas de recursos de diversas empresas. Diante disso, no caso de setor de cobranças, é possível diminuir o tamanho da equipe e reduzir os encargos trabalhistas.

Como? Capacitando seu time. Assim, quanto mais habilidades cada profissional possuir, melhores serão seus resultados e a taxa de retorno sobre o processo de cobrança. Portanto, há talentos que fazem o trabalho de mais de uma pessoa – e é neles que você deve apostar.

Melhore sua logística

Já pensou quanto dinheiro é gasto com combustível e deslocamento, além do tempo, ao mandar os cobradores para a rua? Para isso, trace um plano logístico mais eficaz quando for necessário fazer a cobrança presencialmente.

Um planejamento que mostre uma rota a ser seguida com inadimplentes ou clientes com o prazo a ser pago, dia a dia, melhora a administração de recursos. Mas, se há a possibilidade de não sair do espaço físico da empresa, existe uma estratégia pontual nesse sentido. Veja abaixo.

Invista em tecnologia no setor de cobrança

A tecnologia automatiza processos, integra dados e facilita a vida do setor de cobranças. Portanto, ao apostar em equipamentos como, discadores e telefonia, é possível fazer todo o processo diretamente pelo computador.

Não à toa, atualmente existem softwares de gestão empresariais feitos sob medida para isso, como o SalesCall – e que, novamente, aumentam a produtividade da sua equipe, diminuindo os custos efetivos. Sendo assim, soluções em telefonia atualmente fazem parte do know-how das maiores empresas de cobrança – tornando-se indispensável no seu negócio.

Diminua a inadimplência

Em qualquer esfera comercial a inadimplência estará presente. Contudo, isso não significa que esse problema precise ser rotina na sua empresa: diminuir o número de clientes que não pagam é a melhor forma de economizar com o setor de cobranças – pois, não haverá o que cobrar.

Transmita a importância de um atendimento mais humano, entendendo os motivos que levaram a pessoa a não pagar. Portanto, seja flexível nas condições de pagamento dos inadimplentes; e tenha, novamente, recursos tecnológicos que apontam quais os principais motivos e perfis que não pagam ou são de risco.

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2020-08-20T11:18:29-03:00
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