Todas as pessoas que prestam algum tipo de serviço necessitam de pausas no trabalho. Isso está regulamentado em diversas leis trabalhistas. A NR 17 é uma lei pautada na ergonomia. Portanto, serviu para regulamentar vários itens nas empresas de telemarketing, entre eles, as pausas.

Em 1990 foram instituídas várias NRs, devido à grande quantidade de doenças derivadas do trabalho repetitivo e a falta de preocupação das empresas com o funcionário. Resumindo, NR significa Norma Regulamentadora e são elaboradas pelo Ministério do Trabalho. Essas normas visam garantir o cumprimento de três elementos primordiais: segurança, direito e saúde.

No entanto, existe um tipo de NR para cada segmento de empresa. A NR 17 foi criada para estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Além disso, visa proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente. No ano de 2007, devido a grande quantidade de call centers criados, o Ministério do trabalho teve que elaborar o anexo II desta Norma. Esse anexo regulamentou o trabalho em teleatendimento.

 Portanto, tudo foi regulamentado, inclusive o mobiliário (mesas e cadeiras deveriam ser ajustáveis), equipamentos (headseat) e o tempo médio de jornada. Da mesma forma, às pausas no trabalho foram estipuladas algumas regras.

As pausas devem obedecer às seguintes orientações:

  • Devem ser realizadas fora das PAs;
  • Duas pausas de 10 minutos: Uma depois de uma hora da jornada e outra uma hora antes do encerramento das atividades de trabalho;
  • A pausa para alimentação deve ser de vinte minutos;
  • Quando a jornada do operador for de 4 horas/dia, este deve realizar uma pausa 10;
  • As pausas devem ser registradas para o controle da empresa.

Há quem critique o tempo de 40 minutos para as pausas no call center. No entanto, todas as empresas estão respeitando uma Regulamentação do próprio Ministério do Trabalho.

Contudo, as empresas de telemarketing que não respeitarem as normas da NR 17 serão penalizadas. Portanto, ter um sistema que ajude as empresas de call center a organizarem as pausas dos operadores, é de extrema importância. Há sistemas no mercado que programam as pausas automaticamente. Outros, no entanto, permitem que os próprios operadores estipulem os horários de suas pausas.

Sistema SalesCall e as pausas no trabalho

O Sistema SalesCall permite que os supervisores tenham controle dos operadores que estão em pausa. Isso permite gerar um relatório dos atendentes disponíveis no momento. Além disso, o sistema permite que os próprios operadores estipulem suas pausas.

Acima de tudo, o SalesCall  facilita o trabalho dos supervisores que poderão avaliar se os agentes cumpriram as três pausas estabelecidas por lei.

No entanto, o que é importante ressaltar é que as pausas no trabalho devem ser cumpridas. Portanto, os operadores e empresas devem obedecer às regras da NR 17. Caso contrário, ambos estarão se prejudicando e a NR 17 acaba perdendo o sentido.

O sistema SalesCall pode te ajudar a gerenciar as pausas dos atendentes. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos planos.

2020-08-20T11:39:16-03:00
Ir ao Topo