Empresas que trabalham com teleatendimento sentem na pele o desafio de otimizar a performance de seus operadores. Afinal, é preciso trabalhar não apenas para vender produtos e serviços por telefone, mas também para eliminar o estigma de ligação “indesejada”.

Neste sentido, o operador assume um papel imprescindível para que as chamadas tenham eficiência e a sua empresa aumente a margem de lucro.

Fique tranquilo, pois este não é um trabalho impossível. Nós vamos dar cinco dicas para otimizar a performance de operadores do seu televendas. Confira!

Treinamento da equipe

Se a abordagem do cliente é o grande desafio da sua equipe de operadores, é preciso que cada um deles esteja bem preparado para que este contato seja efetivo. A ideia é que os atendentes tenham embasamento suficiente para solucionar problemas de forma eficiente para otimizar os processos.

Uma dica prática, por exemplo, é usar a gravação das ligações para fazer instruções com exemplos práticos. Você pode até mesmo disponibilizar as gravações para que os agentes acessem por si próprios e identifiquem pontos de melhoria.

Análise dos relatórios

Uma das vantagens em analisar os relatórios de operação é se valer de métricas como o Best Time to Call. Como o nome sugere, ele é importante para saber em qual horário fazer o contato, sem que o cliente entenda que a ligação naquele momento seja inconveniente.

De uma forma geral, é recomendável não fazer ligações antes das 9h, além de entender que, no geral, o período entre 12h e 13h normalmente é o horário em que o seu prospect estará almoçando, por exemplo.

Atualização dos cadastros

É importante que você dê atenção para a sua base de dados, mantendo seus cadastros organizados e atualizados. É provável que você utilize uma solução CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para tal.

Esta também é uma forma de otimizar a performance dos operadores, pois é a partir do acesso a essas informações que os atendentes conseguem ganhar tempo de trabalho e possibilitam uma abordagem mais assertiva.

Discagem automática

Investir em soluções de discadores automáticos ou preditivos também fará com que a intervenção dos seus operadores seja mais assertiva. Afinal, eles já receberão a ligação pronta com o cliente na linha, sem que haja desperdício de tempo. Desta forma, os atendentes terão contato com um maior número de clientes e a probabilidade de vendas aumenta consideravelmente.

Qualidade do atendimento

Obviamente, otimizar a performance demanda agilidade no atendimento, mas sem esquecer da qualidade da abordagem para que o contato realmente se concretize em uma venda. Portanto, o operador deve fazer esta tarefa sempre de forma objetiva, sem tomar muito tempo do prospect.

Gostou das dicas sobre otimização de performance? Um software de gestão empresarial com telefonia integrada pode te ajudar. Clique aqui e conheça nossas soluções!

2020-08-20T11:16:30-03:00
Ir ao Topo