O processo seletivo para a contratação de um bom operador de call center é um dos grandes desafios para as empresas desse ramo. Ao mesmo tempo que existe um grande número de candidatos nesse setor, a também uma alta taxa de turnover que sempre foi marcado pela rotina intensa de trabalho e a remuneração inferior a outras vagas.
O cenário atual tem mudado e muita coisa foi melhorada. O mercado está mais exigente e os gestores de contact center sabem que investimentos na experiência e sucesso dos clientes são essenciais para o sucesso da sua central de atendimento.
Além do mais, os processos menos burocráticos, os multicanais e o atendimento qualificado – com operadores que dominam diversos conhecimentos – potencializaram os serviços de atendimento desse ramo. Portanto você, que sabe como montar um call center, sabe o que se deve buscar na hora de contratar um operador de teleatendimento?
Neste artigo você vai conhecer as principais qualidades que o profissional deve ter e que devem ser avaliadas no momento da contratação. Confira!
Quais as características ideais para um operador de call center?
Ser um operador de Call Center não é uma tarefa fácil. Esses profissionais constroem o relacionamento a partir do primeiro contato entre o cliente e sua empresa.
Portanto, selecionar profissionais qualificados para essa atividade e treina-los adequadamente irá garantir que o relacionamento entre a empresa e o cliente que será atendido no call center seja satisfatório.
Algumas características destacam os profissionais de atendimento que, por sua vez, devem ser engajados e preparados para se comunicar com o público. A seguir conheça as principais caraterísticas, competências e habilidades que qualificam esse tipo de profissional.
Facilidade para conversar
A comunicação é uma das competências mais importante para o profissional de Call Center. É preciso que ele tenha habilidade para conversar com o cliente em qualquer canal.
Além de saber conversar, é preciso saber ouvir e entender as dificuldades do cliente a fim de lhe apresentar as soluções adequadas sempre que necessário.
No entanto, a comunicação deve girar em torno do objetivo da sua empresa. Portanto a qualificação e o suporte de aprendizado para seus operadores é crucial no início da operação.
Capacidade para lidar com soluções de conflito
Em algum momento todo operador de call center terá que lidar com um conflito na hora do atendimento, seja por nervosismo ou pela falta de paciência dos clientes na hora de procurar pela empresa.
Nesses momentos é importante manter a calma, mesmo em situações que parecem fugir de controle. O operador deve ter tranquilidade para ouvir o cliente e resolver os problemas com soluções eficientes.
Caso o profissional não consiga solucionar os problemas, precisa saber conduzir o caso junto ao seu gestor da melhor maneira possível a fim de manter o bom relacionamento com seu consumidor.
Facilidade para pronunciar palavras corretamente
A pronunciação correta das palavras é essencial, além de coesão na hora de oferecer ou esclarecer seus serviços para o cliente. A boa dicção e o pensamento lógico no que é falado, ajuda o cliente entender com clareza todas as dúvidas que lhe serão esclarecidas.
Portanto, se atente a esses detalhes e treine os operadores a fim de que consigam dialogar com fluência sobre todos os assuntos relacionados a operação.
Ser um operador de call center proativo
Ser proativo é enxergar além do que está acontecendo no momento. Um operador ativo e engajado deve estar atento aos detalhes que ocorrem na sua operação e na operação dos clientes a fim de enxergar alguns problemas antes mesmo de acontecer e imediatamente se dispor a resolver.
Portanto, o operador proativo toma a iniciativa e se dispõe a resolver os possíveis problemas nas centrais de atendimento.
Ser ágil
Agilidade requer conhecimento, pois muitas vezes será necessário lidar com soluções de problemas. O operador precisa ter certa agilidade para lidar e resolver as demandar que lhe aparecem.
No entanto não é fácil, precisa tomar decisões rápidas e inteligentes na hora de agir, pois às vezes, o que está em jogo é toda operação de call center e desempenho de performance do seu cliente. Por isso, as decisões precisam ser inteligentes e extremamente rápidas.
Outras características devem ser levadas em consideração na hora da contratação de um atendente:
- Paciente
- Comprometido
- Busca por conhecimento
- Produtivo
- Conhecimento em informática
Vale lembrar que o operador também precisa ter um conhecimento profundo sobre o produto ou serviço oferecido e sobre os objetivos da empresa para que haja engajamento. No entanto, a empresa tem papel fundamental no treinamento e nas tecnologias adequadas para tirar maior proveito das habilidades da sua equipe.
Agora que já sabe todas as características na hora de contratar um operador, não tem erro. Para saber mais sobre uma operação de call center entre contato com nossa esquipe!