Vender algo, oferecer um serviço ou simplesmente resolver uma solicitação são temáticas diárias nas empresas de telemarketing. Portanto, os indicadores de performance são aliados das empresas para que consigam atingir suas metas.

Tudo começa com um bom mailing. A partir disso, cabe aos supervisores traçarem metas e delimitarem como serão suas campanhas. Portanto, os indicadores de performance servem para analisar se o trabalho está surtindo o resultado esperado. Ainda, podem servir para verificar se o investimento está dando retorno.

Vamos conhecer alguns dos indicadores de performance e resultados mais utilizados pelas centrais de relacionamento?

Porcentagem de leads qualificados: Para ter bons indicadores de performance, a empresa precisa de leads qualificados. De nada adianta, a empresa comprar uma lista de mailings com 5.000 contatos e 50% não ser relevante para a equipe ou não se transformarem em futuros clientes.

Conversão: Taxa de leads que são convertidos em vendas efetivas. Esse indicador serve para medir o número de contratos fechados versus o número de contatos efetivos.

Ticket ou valor médio por venda: Essa métrica é muito utilizada para averiguar o valor médio de vendas do grupo ou da empresa como um todo. Isso é feito dividindo o valor das vendas pelo número de clientes que fecharam contrato. Portanto, serve para averiguar quais serviços estão dando mais resultados e traçar estratégias melhores para atingir o público alvo.

Margem média de lucratividade: Para calcularmos qual a margem de lucro que a equipe de vendas está obtendo, é muito fácil. É só calcular o faturamento obtido com a campanha, menos os custos da campanha.

Índice médio de satisfação dos clientes: A maioria das empresas de telemarketing costumam medir a satisfação dos clientes, através da Ura. Dessa forma, é utilizada a metodologia NPS (Net Promoter Score), uma escala americana que serve para medir a satisfação dos consumidores. Assim, a Ura traz alguns questionamentos para que o cliente responda em uma escala de um a dez. Isso pode servir para avaliar o nível de atendimento dos operadores. Além disso, cliente satisfeito recomenda o serviço para outras pessoas.

Todos esses indicadores de performance de resultados vão ajudar os supervisores a terem uma ideia do andamento das vendas e desempenho dos vendedores. Através disso, é possível mensurar estratégias para que as campanhas sejam mais assertivas.

Então, no mercado existem vários softwares que otimizam o trabalho dos supervisores. Um deles, é o SalesCall.

Sistema SalesCall

O software ajuda os supervisores a terem uma ideia mais clara das campanhas em tempo real. Através dos relatórios é possível verificar como determinada campanha está sendo executada. É possível acompanhar também as tabulações realizadas por cada vendedor, disponibilizando uma visão ampla e clara de seus desempenhos. Portanto, a ferramenta permite que o supervisor possa comparar resultados e definir objetivos futuros.

Dessa forma, ter uma ferramenta que permite verificar o desempenho dos operadores pode ajudar o supervisor a gerar relatórios mais específicos. Sendo assim, rankings podem ser feitos. Através disso, os supervisores podem desenhar estratégias para que os operadores melhorem seu desempenho.

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2020-08-20T11:36:11-03:00
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