O funil de vendas tem se tornado uma parte importante do processo de fechamento de vendas. Em linhas gerais trata-se de estratégias pensadas, desde o contato do visitante à conversão deste em possível cliente da empresa. Portanto, o funil de vendas nada mais é do que uma análise sobre a jornada de compra dos prospects.
O funil de vendas pode sofrer variações conforme o segmento e atuação da empresa. De maneira geral, divide-se em três partes: Topo, meio e fundo do funil.
Topo:
Este momento é o mais importante dos três. Aqui, o cliente ainda não foi conquistado e nem sabe se realmente necessita e deseja o produto ou serviço que sua empresa oferta. Tampouco, a empresa sabe se essa pessoa faz parte de seu público-alvo. Dessa forma, são criadas estratégias para que o visitante conheça sua empresa e saiba qual sua atuação no mercado. A geração de conteúdos para esses visitantes se mostra uma ferramenta primordial.
Meio:
Nesta etapa, o visitante se transforma em lead e precisa ser atraído para sua empresa. Então, apresentar as funcionalidades de seus produtos ou serviços pode auxiliar na etapa de concretização da venda. Dessa forma, as centrais de teleatendimento poderiam trabalhar fazendo um contato inicial com o lead. Assim, podem entender o que ele precisa e se pode se tornar um cliente real para a empresa. É nessa etapa que você vai gerar leads qualificados.
Fundo do funil:
Esse é o momento de iniciar um novo contato, ofertando o que o cliente necessita ou traçando estratégias para que ele feche o negócio com a sua empresa. Agora é a hora de prestar um atendimento personalizado, focado na conversão do cliente. Estratégias como cases de sucesso podem ser adotadas para mostrar a experiência dos consumidores com a marca. Deixar o cliente testar o produto, se possível, pode ser uma boa alternativa. Além disso, vale salientar os diferenciais da sua empresa diante dos concorrentes.
Nessa última etapa ter um time de vendas experiente que conheça os produtos e serviços da organização, é indispensável. As três fases do funil podem fazer com que o lead entenda melhor um produto ou serviço e que no final acabe optando pela sua empresa. Portanto, monitorar o tráfego e acompanhar a jornada do cliente são fatores essenciais para melhorar as técnicas de vendas da equipe.
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