O termo follow up pode ser simplesmente traduzido como seguir ou acompanhar. Por isso, quando juntamos esse termo a vendas é entendido como um processo no qual, a empresa acompanha o seu cliente no pré-venda, em todo o processo até o fechamento e após a concretização da negociação. Ou seja, follow up é uma estratégia que vem sendo incorporada por muitas instituições. Através dela é possível mostrar para o cliente que a empresa se preocupa com seus interesses.

No entanto, o follow up de vendas não se trata de forçar o cliente a escolher a sua empresa. Então, tudo é estritamente delimitado para mostrar o porquê ele deve dar prioridade para você e não para seu concorrente.

Por isso, a palavra atenção ganha destaque nesse tipo de estratégia. Ou seja, o cliente pode receber uma gama variada de ofertas para o mesmo serviço. No entanto, a forma de abordá-lo e a maneira de lidar com esse cliente no pós-venda é que vai fidelizá-lo.

Como realizar o follow up de forma a não espantar o cliente, mas atrair?

Primeiramente, as instituições devem entender as necessidades dos prospects e quanto eles estão dispostos a gastar pelo serviço. Dessa forma, a proposta comercial deve apresentar benefícios gerando valor para a negociação. Nesse momento, demonstrar que a empresa se importa mais com o cliente do que com a venda em si pode ser uma oportunidade de conquistá-lo.

A premissa número um do follow up de vendas é ser lembrado, ou seja, não deixar que o cliente te esqueça. Portanto, quando o prospect não fecha a venda em um primeiro momento, agendar um contato em um dia ou hora estipulados por ele pode ser uma estratégia eficaz. Dessa forma, o lead não se sentirá invadido com sua ligação, já que liberou que o contato fosse feito.

O mais importante quando falamos em follow up é o cliente enxergar o vendedor mais como um consultor. Esse consultor, então, quer ajudá-lo no desenvolvimento do seu negócio ou agregar algo que possa auxiliá-lo no dia a dia.

No entanto, o follow up de vendas não se encerra após a concretização da venda!

 Quando o cliente escolhe a sua empresa, ele espera ser valorizado por isso. Portanto, esquecer o cliente que optou pelo seu serviço é perder todo o processo de follow up.

Dessa forma, se fazer presente é o mais importante para fidelizá-lo. Portanto, enviar e-mails com informações pertinentes ao serviço que adquiriu é importante. Além disso, esse cliente pode ter optado por uma solução mais barata para testar o produto e/ou serviço. As chances de agregar valor à sua empresa e adquirir outros produtos só crescem se o lead se sentir valorizado. Assim, ligações oferecendo novos produtos ou conteúdos com promoções exclusivas para clientes da marca podem ser um atrativo para sua empresa.

Como o SalesCall pode te ajudar no processo de follow up?

 O SalesCall é um sistema que permite acompanhar através de relatórios, todo o processo de negociação com o cliente. Dessa forma, entender o cliente e os motivos pelos quais, ele não aderiu ao seu serviço fica muito mais fácil.

Com o SalesCall é possível agendar um retorno com o cliente que optar por decidir a compra em outro momento. Assim, uma notificação aparece na tela do atendente, no dia e hora marcados. Além disso, as tabulações realizadas com informações do contato facilitam a criação de campanhas que atendam o perfil do cliente.

Nosso sistema oferece apoio também à equipe de back office. Dessa forma, após a concretização de uma venda todos os dados são computados. Assim, o setor pode entrar em contato para agendamento de instalação, confirmação de dados e formas de pagamento.

Com o auxílio do SalesCall fica mais fácil para sua empresa ter o controle dos seus contatos. Temos uma gama de soluções que podem se moldar as suas necessidades. Entre em contato conosco e dê mais dinamismo a todo o seu processo de follow up de vendas!

2020-08-20T11:28:54-03:00
Ir ao Topo