Antes de abordamos dicas e estratégias de como reduzir faltas no call center, precisamos focar em uma palavra importante: comprometimento. Afinal, não adianta nada a empresa bolar um milhão de estratégias e não obter retorno dos funcionários.

A falta de um operador pode ser fatal para o andamento da operação. Portanto, é de extrema importância que os funcionários sejam engajados.

Como conseguir reduzir faltas no call center, quando a equipe é gigantesca?

Primeiramente, vale ressaltar que as faltas podem ser menos frequentes se o operador gostar do ambiente de trabalho. Isso, já é um ponto positivo para a empresa. Portanto, garantir um ambiente de trabalho prazeroso é a chave para o absenteísmo.

O absenteísmo é um termo muito utilizado nas centrais para designar faltas injustificadas. Esse indicador é relevante tanto para operadores quanto para supervisores. Os supervisores de setor que não possuem faltas injustificadas de funcionários durante o mês de trabalho, costumam ser premiados.

Além disso, recai sobre os supervisores a responsabilidade de bolar estratégias para reduzir faltas no call center das equipes por eles coordenadas. Portanto, é de extrema importância o bom relacionamento entre operadores e superiores.

Algumas estratégias podem ser usadas para melhorar esse panorama nas centrais. Podemos destacar algumas:

Invista em bonificações:

O operador deve se sentir motivado o tempo todo. Trabalhar em call center não é uma das tarefas mais fáceis. Portanto, a prática de premiar com uma porcentagem os agentes que não apresentarem faltas durante o mês é uma estratégia eficaz;

Crie um canal de comunicação interna:

Nada pior para uma empresa do que funcionários que não tem acesso aos chefes. Diante disso, os gerentes e supervisores de setor devem manter diálogo frequente com os operadores. Dessa forma, o ambiente de trabalho fica menos formal e mais amistoso.

Faça rodízio de feriados e finais de semana:

Todos sabem que as empresas de telemarketing costumam funcionar de segunda a segunda. Em especial, as de atendimento receptivo. Isso pode acabar sendo exaustivo para os operadores. Portanto, ao realizar o rodízio de funcionários em feriados e finais de semana, o trabalho fica menos maçante.

Faça da empresa um ambiente aconchegante:

Muitos operadores veem no trabalho um ambiente de stress. Portanto, crie um cantinho para descanso para os operadores.

Pesquisas de satisfação:

Entender o que os funcionários precisam é de extrema importância. Sendo assim, busque por meio das pesquisas de satisfação verificar as necessidades dos operadores. Além disso, pode servir para analisar os pontos negativos da empresa. Afinal, são os operadores que lidam diretamente com o cliente.

Em suma, o ambiente de trabalho é que vai direcionar o comprometimento dos atendentes. Diante disso, ao utilizar estratégias para melhorar o absenteísmo, quem sai ganhando é a própria empresa.

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2020-08-20T11:41:50-03:00
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