O call center é uma central de atendimento responsável pela interface entre a empresa e o cliente, e pode ser implantado para diferentes objetivos, por exemplo: venda, cobrança, suporte, captação de recursos ou atendimento em geral. Montar um call center de forma estratégica e estruturada ajuda com o ganho de produtividade e torna o negócio escalável.

Se a sua empresa não está conseguindo atender a demanda de atendimentos, deseja oferecer uma experiência de relacionamento completa ou quer aumentar o volume de negociações e vendas, está na hora de montar uma central de atendimento.

No entanto, é fundamental planejamento, conhecimento técnico e operacional para abrir um call center. Além de muita dedicação para que o investimento atenda aos objetivos estratégicos do seu negócio. 

Você sabia que existem sistemas e telefonias específicas para call center? Sabe quais são as obrigações legais em uma operação de atendimento?

Nesse post separamos 5 passos indispensáveis para garantir o sucesso do seu projeto. Além disso, vamos te ajudar com todas as dúvidas técnicas e operacionais. No final desse texto, além de compreender todas as vantagens de uma central de atendimento, você saberá como estruturar um call center.

Aprenda a montar um call center de sucesso em 5 passos

Montar um call center exige planejamento, investimento e objetivos bem definidos. Antes de colocar o plano em ação é necessário decidir qual a finalidade da operação, qual infraestrutura e tecnologia é a mais adequada para o negócio. Além de selecionar um profissional adequado e um treinamento completo para os atendentes. Pensando nisso, separamos 5 passos que te ajudarão a estruturar um call center de sucesso.

Passo 1: Defina o objetivo do seu negócio

Antes de qualquer etapa, é importante compreender o objetivo estratégico da sua operação, além disso, definir os serviços de atendimento que serão oferecidos pela central. Você pode escolher a partir dos seguintes modelos:

Além disso, tipos de serviços a serem oferecidos, você ainda precisará definir qual será a origem das chamadas. Esse é um ponto importante para a estratégias, tecnologias e fluxos que serão utilizados na operação. Basicamente existem três tipos.

Tipos de operação para call center

Antes do próximo passo, lembre-se que como qualquer outro tipo de negócio, o call center precisa seguir normas legais. A lei do SAC, por exemplo, dispõe de regras que regulamentam o serviço de atendimento ao consumidor. A NR 17, por sua vez, especifica as normas e condições de trabalho do profissional.

Portanto, é dever do responsável cumprir todas as obrigações legais. Caso contrário, poderá receber advertências, autuações e até multas da fiscalização

Passo 2: Invista em estrutura e equipamento para montar um call center

Depois de montar seu plano de negócio e definir os serviços que serão oferecidos na sua central de atendimento, você precisará investir na estrutura. Contudo, certos equipamentos são indispensáveis para a operação.

O checklist abaixo possui alguns equipamentos básicos para a atividade:

Com a estrutura montada, é necessário definir o sistema e solução de telefonia que será utilizado pela equipe de atendimento.

Passo 3: Escolha a tecnologia adequada para seu negócio

Como parte do processo de conhecimento é importante saber quais são as tecnologias que podem ser usadas no seu call center. Em primeiro lugar, defina o tipo de telefonia que você pretende utilizar:

Com a telefonia definida, é necessário definir o sistema que será utilizado para gestão e automação. Mas é importante que as ferramentas sejam integradas, personalizadas para o seu negócio e escalável.

Sistema de gestão e automação para call center

Contudo, selecionar um sistema que forneça as três soluções acima integradas e que se comunique por qualquer tipo de linha telefônica trás diferentes vantagens financeiras e estratégicas para o seu negócio.

Passo 4: Selecione os melhores profissionais de atendimento

Prestar atendimento ao cliente por telefone não é uma tarefa fácil, por isso, selecionar profissionais qualificados para essa atividade e aplicar treinamentos é essencial para o sucesso da sua central de atendimento.

O atendimento é o momento em que sua empresa se relaciona com o cliente, por isso os profissionais devem ser engajados e preparados para se comunicar com o público, algumas características destacam o profissional com perfil ideal.

Perfil ideal do profissional de contact center

Se você seguiu todos os passos até aqui, está com quase tudo pronto para dar início as atividades. Mas não esqueça do último ponto, ele é essencial para fazer o seu negócio ser lucrativo e sustentável.

Passo 5: Treine seus agentes

Ter uma equipe de call center mais produtiva e motivada deixará seu atendimento mais rápido e objetivo e como resultado, clientes satisfeitos.

Portanto, avalie sempre o desempenho dos seus profissionais de atendimento e ofereça treinamentos práticos de capacitação e desenvolvimento. Para isso, você pode:

Agora que já sabe quais os passos necessários para montar um call center, não esqueça do mais importante, o atendimento ao cliente. 

Sua equipe precisa estar pronta para o atendimento ao cliente. Montar um call center próprio, a fim de oferecer um atendimento mais próximo e personalizado para os clientes, é uma excelente estratégia para garantir o sucesso do seu negócio.

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