Não há um modelo previamente estipulado para se definir metas de vendas. Tudo vai depender do objetivo que a empresa deseja atingir. Além disso, as metas podem servir como um caminho a ser seguido. Portanto, precisam ser bem descritas para que sejam bem executadas e tenham sucesso. As metas de vendas exigem um conhecimento apurado sobre o mercado, objetivos e boas estratégias para atingi-las.
Uma das premissas é realizar uma pesquisa de mercado na área de atuação da empresa. Através disso, pode-se analisar o que os concorrentes estão fazendo e quanto eles cresceram no mercado.
Após analisar os concorrentes é importante focar na sua empresa.
– Qual foi o índice de aumento nas suas vendas nos últimos meses?
– Quanto a empresa está disposta a investir no setor comercial?
– O que pode ser agregado ao produto ou serviço para atrair mais clientes?
– Quais estratégias podem ser usadas?
– Quais ferramentas serão utilizadas para medir o desempenho dos colaboradores?
As metas de vendas são importantes, pois dão um direcionamento para a equipe. No entanto, antes de delegá-las é importante realizar uma análise bem criteriosa. Pensando nisso, no post de hoje vamos abordar alguns fatores que devem ser considerados na elaboração de metas de vendas!
Vendedores e gestores unidos!
Uma equipe de vendas só será produtiva e de sucesso, se as ambições de gestores e vendedores estiverem de acordo. Ou seja, as metas têm que ser estipuladas juntamente com os vendedores. Eles sabem exatamente o que conseguem entregar. Portanto, deixe os vendedores participarem do processo. Assim, estarão mais comprometidos com os resultados e buscando desafios que acreditam que possam atingir.
Programas de incentivo!
Sabemos que uma pessoa tende a se desafiar mais quando ela sabe que será recompensada de alguma forma. Portanto, metas atingidas precisam ser gratificadas. Dessa forma, as metas individuais devem ser bem estipuladas e sem privilégios entre os vendedores. Ou seja, se um vendedor sentir que está sendo prejudicado, ele se desmotivará. O objetivo dos programas de incentivo é valorizar as metas alcançadas.
Avaliar o mercado e a sazonalidade
As metas têm que se adequarem ao seu mercado de atuação. Não adianta direcionar metas altas para uma época do ano em que o mercado está ruim. É importante deixar as metas audaciosas para datas comemorativas, no qual podem ser ofertadas promoções e descontos que podem atrair mais clientes.
Dashboards para acompanhamento
É importante os vendedores receberem relatórios de desempenho individual e geral. Assim, eles saberão o andamento da meta e juntos podem elaborar estratégias para melhorarem suas técnicas de vendas.
Feedbacks mensais
É importante reuniões dos colaboradores com seus gestores. Isso pode ser útil para conhecer a equipe mais a fundo. Além disso, o feedback é importante para que o gestor ajude sua equipe a melhorar as metas dos próximos meses.
SalesCall e metas de vendas
Com o sistema SalesCall fica muito mais fácil para os gestores definirem estratégias e técnicas de vendas. Através de nossos relatórios em tempo real, é possível traçar um panorama das equipes e do desempenho dos operadores dia após dia. Dessa forma, se uma estratégia estiver falha, a equipe pode se reunir para buscar melhorias para atingirem as metas de vendas da campanha.
Portanto, o SalesCall além de otimizar os processos da sua empresa, auxilia na melhoria dos resultados e na busca de estratégias mais assertivas.
Quer saber um pouco mais sobre o SalesCall? Entre em contato conosco e conheça nossos planos!