Com o mercado cada vez mais competitivo, empresas são levadas ao limite na criação de estratégias para aumentar as vendas. Mas a obsessão pela conquista de novos clientes não pode se sobrepor a um aspecto que muitas empresas acabam negligenciando: o atendimento de pós-venda.
Sim, o seu relacionamento com o cliente não acaba quando ele adquire o produto. É preciso certificar-se da satisfação do seu público e construir um relacionamento saudável e duradouro com seus consumidores.
Investir em um atendimento pós-venda traz uma série de benefícios, como a fidelização de clientes, por exemplo. Além de diferencial competitivo, também maiores oportunidades de negócio e redução no número de reclamações sobre a empresa.
Ciente da importância desta etapa, que tal investir em um atendimento de pós-venda de excelência? Agora, você vai conhecer cinco dicas para deixar o seu atendimento de pós-vendas mais inteligente. Confira:
Personalize o atendimento de pós-venda
Ao demonstrar cuidado com o cliente após uma compra, tenha certeza que a sua abordagem não seja “robotizada”. Seja por telefone, e-mail ou SMS, tente personalizar a sua resposta e faça o seu cliente se sentir especial. Não esqueça de oferecer o apoio necessário para qualquer situação emergencial.
Serviço de autoatendimento para pós-venda
Recursos de autoatendimento são fundamentais para um pós-venda eficiente, portanto, não se esqueça deles. Uma Unidade de Resposta Audível (URA), por exemplo, facilita a procura do cliente por conta própria. Faça com que as opções mais procuradas sejam as primeiras do seu menu da URA, facilitando a experiência do cliente.
Isso pode melhorar inclusive o posicionamento da sua marca, pois você se coloca como uma empresa interessada em resolver imediatamente os problemas do seu consumidor.
Disponibilize canais de relacionamento
Além do call center em si, convém que a sua empresa ofereça outras formas para que o cliente possa entrar em contato com a sua empresa para fornecer um feedback. Portanto, uma dessas opções é hospedar um chat online dentro do site da loja, no qual o consumidor pode manifestar críticas, sugestões ou qualquer outro tipo de retorno que julgar necessário.
Invista em um software de gestão
Para oferecer um atendimento de pós-venda de plena eficiência, é fundamental que a sua equipe de colaboradores tenha informações suficientes do seu cliente para que a abordagem seja assertiva.
Um software de gestão com foco em teleatendimento irá ajudar a dinamizar esse processo. É a partir dele que a sua equipe poderá cadastrar mais informações dos seus clientes, “rastreando” o seu histórico de compras e outros dados pessoais que farão não apenas com que eles se sintam importantes para a sua empresa, mas que também incentivem uma nova compra.
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