Para montar um call center, antes de qualquer etapa, é importante compreender quais os objetivos do seu contact center. Pois, a partir deles você determinará como será a estrutura física e qual será o perfil adequado para o atendimento ao cliente do seu negócio.

Em primeiro lugar, defina o serviço ou produto que irá trabalhar e quais serão os objetivos estratégicos da sua operação. Em segundo lugar, você precisará definir quais as origens de chamadas que serão oferecidos pela central para o atendimento ao cliente: ativo, receptivo ou misto.

Serviços de atendimento ao cliente

Você sabe o que é os serviços de atendimento ao cliente e quais tipos você pode oferecer na sua empresa?

Os serviços de atendimento ao cliente referem-se ao tipo de serviço que a sua central de atendimento irá prestar. Porém, não se esqueça que ele precisa estar atrelado ao plano de negócio da sua empresa, pois não adianta oferecer um serviço do qual a sua empresa não consegue prestar atendimento.

Mas não se preocupe, vamos te ajudar em cada etapa. Por isso, conheça abaixo e entenda qual serviço você pode oferecer no seu call center:

Televendas

Central de atendimento ao cliente é o setor que cuida de todo o processo de vendas por telemarketing. Presta atendimento desde a consulta de um produto ou serviço até a etapa de pagamento. Além de cuidar da prospecção e relacionamentos com clientes potenciais.

Com as televendas é possível que a empresa consiga alavancar as suas vendas de uma maneira surpreendente. Mas, para que essa estratégia realmente tenha sucesso é crucial investir em uma equipe capacitada, pois a empresa não quer correr o risco de ser tornar conhecida pelas insistentes e chatas ligações.

Cobrança

Essa central é responsável por recuperar as finanças da empresa, através do contato e negociação de dívidas com clientes inadimplentes. Além de tentar recuperar os próprios clientes.

Portanto, para a efetividade do setor, os atendentes precisam ter as ferramentas e a abordagem certa para que consigam negociar os pagamentos das dívidas.

Suporte de atendimento ao cliente

A central de suporte ao cliente, utilizado como prestação de serviço, tem o objetivo de resolução de dúvidas ou dificuldades dos consumidores. Além de prestar treinamentos e auxilio com o produto ou serviço prestado.

Esse setor recebe treinamento técnico operacional em todas as políticas da empresa e nos sistemas, para que sejam capacitados a conduzir qualquer dúvida que a surja por meio do cliente e para manter a aplicação das políticas dessa empresa.

Captação de recursos

Captação de recursos ou Telemarketing Filantrópico é a ação desenvolvida e destinada para apresentação de projetos e captação de verba para entidades caritativas e filantrópicas, a partir de uma série de estratégias e processos com um único objetivo.

Portanto, a entidade deve divulgar os objetivos e ideais, afim de alcançar ajuda através do público alvo. O operador fica responsável em entrar em contato com os contribuintes que, por sua vez, devem passar a ter conhecimento dos argumentos fundamentados e verdadeiros da causa.

Central de relacionamento

Esse setor tem contato direto com o cliente, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os seus prospectos e fideliza-los. Contudo, muitas empresas adotam uma política proativa, em relação as necessidades dos mesmos. Pois assim, demonstra parceria e preocupação com a dor do cliente.

Portanto, pode ser utilizado ainda para reativar ou reter clientes, mediando a relação entre a base e a empresa com agendamentos, reclamações ou explicações.

Agora que já viu os tipos de serviços a serem oferecidos, para dar continuidade a sua central, você precisará definir qual será a origem das chamadas. Esse ponto é fundamental para as estratégias, tecnologias e fluxos que serão utilizados na operação. Basicamente existem três tipos:

Origem de chamadas de atendimento ao cliente

• Ativas: as chamadas Ativas são responsáveis por realizar as ligações afim de localizar clientes. É mais utilizado em telemarketing e cobrança;

• Receptivas: As chamadas Receptivas são operações de atendimento que recebem ligações apenas para atender às solicitações dos clientes, como centrais de relacionamento e ouvidoria.

• Mistas: Já esse, também conhecida como Blended, é o modelo que envolve os dois tipos de operação – ativas e receptivas, ideal para vendas, suporte ou na execução de mais de um serviço.

Como já sabe como montar um call center e que tipo de serviço vai oferecer. Além de qual será a origem das chamadas da sua operação. Vale a pena lembrar, que por meio dele será possível melhorar o atendimento ao cliente.

Além disso, esse centro de atendimento pode ser o que a sua empresa necessita para aumentar suas vendas. Portanto, qualquer dúvida para solução do seu negócio entre em contato com nossos atendentes que vamos te guiar da melhor forma possível.

2020-08-17T16:12:54-03:00
Ir ao Topo