Automatização de processos ocorre quando o homem cede o lugar na execução de tarefas e projetos para máquinas. A tecnologia tem se tornado cada vez mais avançada. E isso acabou atingindo a postura de algumas empresas que precisaram modificar sua maneira de vender e atender seus clientes.
Em empresas de atendimento ativo/receptivo, a automatização de processos tem se mostrado eficaz. Além de integrar todas as áreas da empresa também auxilia na qualidade e mensuração de resultados.
Automatizar os processos de uma empresa, não é uma tarefa tão simples!
Primeiramente, deve ser realizado um levantamento de todos os processos ou áreas da empresa. Posteriormente, deve-se analisar quais as necessidades e melhorias necessárias em cada processo que a empresa tem. Lembrando que processos são fatores que fazem com que a instituição se desenvolva e se mantenha no mercado. Portanto, pode ser feita a automatização desde a área administrativa até o setor de vendas.
Dessa forma, as empresas de teleatendimento entenderam que precisavam se adequar ao mercado vigente. Atendimento via telefone não estava mais suprindo a demanda do cliente. Era preciso adequações para não ficar distante dos concorrentes. Dessa forma, ferramentas foram necessárias para poupar o tempo de um cliente que, hoje, exige agilidade no atendimento.
Atendimento via e-mail, redes sociais, Uras se tornaram frequentes no dia a dia das instituições. Hoje, as assistentes virtuais têm sido úteis no contato inicial com o cliente. Assim, um aliado das centrais de teleatendimento na busca da automatização de processos tem sido o CRM.
CRM: uma solução eficiente!
O CRM funciona como uma ferramenta que vai permitir que a empresa tenha o que ela realmente necessita. Dessa forma, os custos com ligações podem ser reduzidos e os dados dos clientes são mais assertivos e seguros. É possível também mensurar o desempenho da equipe com diversos relatórios que o sistema pode proporcionar.
Atualmente, com o auxílio de discadores automáticos ou preditivos, a equipe recebe apenas ligações efetivas aumentando a produtividade e assertividade nos contatos. Além disso, os SACs e Uras estão cada vez mais modernos permitindo uma melhora no relacionamento entre clientes e empresas.
A segurança da informação, também se mostra mais efetiva com o auxílio do CRM. Assim, as informações ficam disponíveis em nuvem e podem ser acessadas a qualquer momento. Uma forma mais moderna de garantir a segurança dos dados e automatizar a empresa de forma eficaz.
Portanto, entender o cliente e ofertar as ferramentas que os colaboradores necessitam é muito importante para o sucesso de uma organização. Ou seja, o perfil de cliente mudou dessa forma, as empresas precisam mudar também.
Então, a chave para o sucesso do seu negócio é conhecer sua empresa, verificar falhas, necessidades e escolher um CRM mais adequado aos processos da organização!
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